So para Catolicos


 COMO POSSO SABER?

As Sagradas Escrituras podem tornar-te sábio para a salvação
pela fé em Cristo Jesus (2 Timóteo 3:15)

Jesus nos descreveu dois caminhos, o largo que conduz à destruição e o estreito que conduz à vida. Como posso saber qual o caminho que conduz ao céu e evitar o outro?

O Evangelho é o verdadeiro caminho para a vida porque é a mensagem de Deus para a humanidade. As pessoas inventaram muitas religiões mas todas elas são falsas. A Bíblia nos adverte que "o mundo não conheceu a Deus por sua própria sabedoria" (1 Coríntios 1:21).

A mensagem de Deus está registrada na Bíblia. Ela foi escrita por pessoas escolhidas que foram guiadas pelo Espírito Santo. Podemos confiar na Bíblia porque ela é o livro de Deus. Também podemos confiar que ela é um guia seguro para o Céu. As Sagradas Escrituras "podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus" (2 Timóteo 3:15).

E quanto a tradição eclesiástica? Jesus nos advertiu contra as tradições (Marcos 7:1-13). Ele acusou os judeus de estarem invalidando "a Palavra de Deus, por causa da vossa tradição". Eles deveriam ter permanecido fiéis à Bíblia. Do mesmo modo, a tradição da igreja tem mudado o claro ensino da Bíblia. Por exemplo, a igreja ordena o uso de estátuas ainda que o segundo mandamento proíba a produção de imagens de escultura e o reverenciá-las (Êxodo 20:4-5).

E quanto aos mestres religiosos? Devemos escutá-los contanto que seu ensino seja fiel à Bíblia. Seja como os habitantes de Beréia que "receberam a Palavra com toda avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram de fato assim" (Atos 17:11).

E quanto ao meu discernimento e compreensão pessoal? Você deveria buscar, avidamente, o caminho de Deus, não o seu mesmo. "Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento" (Provérbios 3:5).

A Bíblia é o único guia seguro para o céu. A pessoa que aprende, crê e obedece a sua mensagem, pode dizer: "Lâmpada para meus pés é a tua Palavra e luz para os meus caminhos" (Salmos 119:105).


Home · Próximo